sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Se não havia nada, como é que surgiu alguma coisa? - Pt.1

Como referi no post de ontem, algumas das fotografias que tenho tirado nos últimos anos foram usadas para ilustrar dois livros publicados pela Fundação Centro Cultural de Belém sobre o trabalho da Fábrica das Artes, o projecto educativo do CCB.

O primeiro destes livros, "Se não havia nada, como é que surgiu alguma coisa?", é uma reflexão sobre o ciclo “Pensamento, Filosofia e Contemplação Artística”, decorrido na Fábrica das Artes em 2012, e é constituído por quatro textos principais da autoria de Madalena Wallenstein, Rita Pedro, Ana Silvestre e Maria Gil (em nome do Teatro do Silêncio).

As imagens usadas são, acima de tudo, fotografias tiradas por mim e alguns dos intervenientes do ciclo (Rita Pedro, Pedro Silva, Ana Silvestre e Rodrigo Pereira) no decorrer das actividades sem que na altura tivéssemos consciência de que iriam ser publicadas num livro. O que não foi muito bom.

Da parte que me toca, entre as fotografias pelas quais sou responsável, confesso que há coisas de que me orgulho, coisas que nem por isso e coisas de que não gosto. Mas aprendi com todas elas (as boas e as más). E isso é muito bom.



Esta foto, ao contrário da maioria das outras, foi tirada propositadamente para o efeito e, talvez por causa disso, acabou por ser seleccionada para a capa.


Independentemente das imagens, o livro em si é muito, muito interessante, especialmente para pessoas que trabalhem nas áreas da educação e/ou da filosofia.

Está à venda no CCB e podem ver mais informação aqui.

Sem comentários: